• Ilhabela, 19 de Abril de 2024.
    14/05/2013

Câmara homenageia ilhéus ilustres na XIII Semana da Cultura Caiçara

Por decorrência da XIII Semana da Cultura Caiçara, os vereadores ilhéus indicaram pessoas nascidas no arquipélago que prestaram relevantes serviços à Cultura Regional para receber homenagem da Casa de Leis durante a sessão Ordinária da última terça-feira (14/5). A honraria foi uma iniciativa do vereador Luizinho da Ilha (PCdoB), que conseguiu a aprovação do projeto que criou a homenagem por unanimidade na sessão do dia 27 de março.

A presidente da Casa, vereadora Gracinha Ferreira (PSD), homenageou o professor Adriano Leite, grande incentivador das causas culturais da cidade. Adriano dedica sua vida ao resgate e promoção da cultura da cidade, tendo sido um dos colaboradores da criação da Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci), idealizador da Congada Mirim, da formação do Grupo Raízes de Ilhabela, da participação do município em feiras culturais como o Revelando São Paulo, incentivador do resgate e manutenção das festas tradicionais nas Comunidades Tradicionais e na orla, além de realizar diversos projetos pedagógicos e artísticos, sempre voltados ao cunho da cultura caiçara. Escreveu o livro “Congada de São Benedito” e prestou consultoria técnica a projetos da TV USP e da edição do livro “Os Meninos da Congada”, de Maristela Colucci.

Já a vereadora Professora Dita (PTB) indicou os caiçaras Djalma Nascimento e Maria da Silva Pinto Albuquerque.Djalma nasceu no bairro da Armação, região norte da Ilha e dedicou boa parte da sua vida à pesca. Marinheiro particular, conheceu vários lugares do país, atuou também como gerente de náutica do Yacht Clube de Ilhabela e como conselheiro do Esporte Clube Ilhabela. Atualmente procura manter viva a tradição cultural de devoção a São Pedro, padroeiro dos pescadores, estando à frente da Apari (Associação dos Pescadores Artesanais de Ilhabela), colaborando para a realização de eventos de resgate da culinária caiçara, como os festivais da Sardinha e da Tainha.

Maria Albuquerque, a popular Dona Izanil, é filha de Eva Esperança Silva, saudosa parteira do arquipélago. Herdou da mãe a responsabilidade de levar à frente a Ucharia de São Benedito, tarefa que desempenha com fervor e dedicação no auge de seus 85 anos. Até aposentar-se, Izanil trabalhou no setor de enfermagem do Hospital de Clínicas de São Sebastião e na Santa Casa de Misericórdia de Ilhabela. A Unidade de Saúde da Família da região da parte alta da Barra Velha leva o seu nome.

Os homenageados do vereador Luizinho da Ilha (PCdoB) foram Daniel Julião e Gilmar Pinna. Daniel nasceu e foi criado no bairro do Portinho, região sul de Ilhabela, onde fez fama com sua contação de histórias sobre a cultura caiçara, dom que herdou do pai, seu Manezinho. Após aposentar-se como marinheiro dos rebocadores da Petrobras, Daniel Julião passou a dedicar-se à fabricação de farinha e banana desidratada (banana passa), contribuindo para a perpetuação de tradições culinárias caiçaras. Outro lado bem conhecido do ilhéu é o artístico. Atuou como diretor de peças de teatro sobre tradições caiçaras em 1987 e teve participação com seus poemas e contos no documentário “Os Donos da Ilha”.

Gilmar Pinna começou sua carreira na infância, esculpindo arte nas areias de Ilhabela. Mais tarde, ao trocar a areia pelo metal, fez fama internacional, levando seu trabalho para o Brasil e diversos países, como Estados Unidos, Suíça, Portugal, Espanha e Itália. O amor por sua cidade é latente em qualquer lugar que esteja e a divulgação do nome de Ilhabela ao mundo rendeu-lhe o título de Embaixador Cultural do arquipélago, concedido pela Câmara Municipal em 2007. Uma das principais ações em benefício da cultura foi o tratado de “cidades irmãs”, firmado entre Ilhabela e a cidade de Louzada, em Portugal, para intercâmbios culturais, educacionais e de turismo, entre outras ações.

Moções

Ainda no clima de homenagens à cultura caiçara, a Câmara aprovou por unanimidade duas moções de Louvor, a primeira, dedicada ao senhor Dito de Pilaca, tradicional Rei da Congada de São Benedito, proposta pelo vereador Luizinho da Ilha (PCdoB). “Apresento essa moção com o objetivo de fortalecer as raízes da Congada, para não deixar morrer essa tradição, que ela fique enraizada na gente. O seu Dito dedicou sua vida à Congada, o faz por promessa de devoção, merece muito ser homenageado por essa Casa”, defendeu Luizinho.

A outra moção foi dedicada à senhora Benedita Aparecida Leite Costa, Dona Ditinha, pelos relevantes serviços prestados à comunidade. Mestre na arte de transformar fibras em produtos artesanais, Dona Ditinha ensina o ofício tradicional nas Oficinas Culturais da Fundaci e lidera as famílias da Comunidade Tradicional da Ilha de Búzios na confecção de peças que representam mais de 50% do valor da renda dessas pessoas. A homenagem foi proposta pelo vereador Sampaio Junior (PTdoB). “Nada mais justo que esta Casa renda homenagem à Dona Ditinha, principalmente pela dedicação aos seus. É uma homenagem extremamente merecida dentro da Semana da Cultura Caiçara, quem a conhece sabe da pessoa boníssima que ela é”, destacou Sampaio.