• Ir para Conteúdo
  • Ir para Menu
  • Ir para Pesquisa
  • Ir para Rodapé
  • Acessibilidade
  • VLibras
  • Ilhabela, 29 de Março de 2024.
    Câmara Municipal de Ilhabela - SP
    CÂMARA
    ATIVIDADE
    LEGISLAÇÃO
    CIDADE
    SERVIÇOS
    TV CÂMARA
    Notícias da Câmara
    07/05/2013

    Fotos: Leninha Viana/CMI

     

    Câmara aprova obrigatoriedade de ligação à rede de esgoto em Ilhabela

     

    Os vereadores de Ilhabela aprovaram por unanimidade na sessão da última terça-feira (7/5) o PL 030/2013, que “dispõe sobre a obrigatoriedade de ligação à rede de esgoto da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp”.  

    A matéria é uma iniciativa do Executivo e tem como principal objetivo credenciar o município ao projeto Pró-conexão, mantido pela Secretaria Estadual de Recursos Hídricos e Saneamento que visa a interligação de imóveis das famílias de baixa renda (até três salários mínimos) com custo e execução por responsabilidade da Sabesp e fiscalização da Prefeitura.

    Após a sanção da Lei, os imóveis que não se interligarem à rede de esgoto serão passíveis de multa, a princípio de R$ 50 reais para residências e R$ 250 para imóveis comerciais. Os valores serão dobrados em caso de reincidência e os casos de desobediência após a aplicação de multa podem responder por medidas administrativas e judiciais cabíveis.

    Audiência Pública

    O assunto saneamento básico será tema de uma audiência pública convocada pela presidente da Casa, vereadora Gracinha Ferreira (PSD) no próximo dia 22 de maio. O encontro atende a uma reivindicação da sociedade civil organizada, por meio do Instituto Ilhabela Sustentável, que apresentou a solicitação corroborada por abaixo-assinado com mais de 400 assinaturas eletrônicas.

    Estão convidados a participar do encontro representantes da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo – Cetesb, da Sabesp, do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte – CBH-LN, do Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE, da Petrobras/Transpetro e da Prefeitura do arquipélago, ocasião em que deverá ser discutido, entre outros assuntos, o andamento das obras de extensão de rede de esgotamento sanitário e as respectivas ligações dos imóveis.

    Outras matérias

    A sessão foi marcada também pela leitura do PL 32/2013, que autoriza o Executivo a firmar convênio com o Departamento de Estrada e Rodagem do Estado de São Paulo (DER), bem como o PL 33/2013, que autoriza o Executivo a contribuir financeiramente para a Amprogás - Associação de Gás Natural, Petróleo, Possuidores de Gasodutos, Oleodutos, Área de Tancagem, Estação de Bombeamento e Zona de Influência da Bacia de Santos. Ambas as matérias, de iniciativa do Executivo, entraram na Casa sob regime de urgência e foram apreciadas em sessão Extraordinária na mesma noite.

    O Executivo enviou à Câmara ainda o PL 34/2013, que autoriza o Poder Executivo a delegar, mediante concessão precedida de licitação, o serviço de Transporte Público de Passageiros, tipo Teleférico. A matéria será analisada pelas Comissões Permanentes da Casa.

    Tribuna Popular

    A presidente do PTB de Ilhabela, Juliana Storti, fez uso da Tribuna para falar sobre Licitação Pública, solicitando a atenção da Câmara para denúncias sobre licitações da Prefeitura de Ilhabela veiculadas em redes sociais nos últimos dias. A maioria das licitações apontadas está relacionada à modalidade carta-convite. Juliana Storti entregou à Câmara documentos que embasaram as denúncias e assinaturas de mais de 60 pessoas que solicitam aos vereadores um estudo mais apurado sobre as denúncias, com a criação de uma CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito.

    A próxima sessão Ordinária da Câmara de Ilhabela será no dia 14 de maio.

    Extraordinária

    Os pares aprovaram ainda três projetos em Sessão Extraordinária convocada na mesma noite: o PL 22/2013, que corrige um dispositivo na Lei 930/2013 corrigindo a referência salarial do cargo de monitor de Oficinas de Arte e Artesanato nos quadros funcionais da Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela);

    O PL 032/2013, que autoriza o Executivo a firmar convênio com o Departamento de Estradas e Rodagens do Estado de São Paulo (DER), para melhorias na estrada que dá acesso à Praia de Castelhanos, sob concessão do órgão e o PL 033/2013, que autoriza o município a contribuir financeiramente com a Amprogás – Associação dos Municípios Produtores de Gás e Petróleo da Bacia de Santos, que conduzirá os interesses do município e dezenas de cidades associadas nas ações específicas na defesa dos royalties do petróleo, para garantir que não haja mudança na partilha desses recursos.   





    Câmara Municipal da Estância Balneária de Ilhabela
    Av. Dona Germana, 85 - Centro - Ilhabela - SP - CEP 11630-000
    Fone: 12-3896.9600