• Ilhabela, 24 de Abril de 2024.
    11/10/2012

V ereadores de Ilhabela apresentam requerimentos e indicações solicitando melhorias em serviços e instalações por toda a cidade

Cinco requerimentos e quatro indicações foram apresentados pelos vereadores durante a sessão da última terça-feira, 09, da Câmara Municipal de Ilhabela. A parlamentar Benedita Maria Gonzaga de Campos (Professora Dita - PTB) apresentou dois requerimentos e as quatro indicações. Já os outros três requerimentos foram apresentados pelo vereador Gilmar Nascimento dos Santos (Mazinho – PTB). Todas as proposituras já foram encaminhadas a Prefeitura Municipal, apontando questionamentos e solicitando melhorias e benefícios em serviços e instalações por toda a cidade.

Confira as matérias apresentadas pela vereadora professora Dita:

Roteiro turístico – Dita requereu informações sobre a possibilidade de ser oficializado um roteiro turístico da região norte do município, incluindo a praia do Sino, Ponta Azeda, Armação e Ponta das Canas, e que seja inserido nos passeios dos receptivos de navios. A vereadora justificou seu pedido com base na beleza das praias, pois o local representa grande potencial turístico-cultural, muito interessante para serem visitados. Entre eles a última salga artesanal na praia da Ponta Azeda; a capela da Armação; o Farol e o antigo Forte da Ponta das Canas e as já conhecidas Pedras do Sino. A intenção da vereadora é que o referido roteiro seja incluído no receptivo de navios, oferecendo mais opções de turismo cultural e proporcionando outra oportunidade de obtenção de renda por parte dos moradores locais, através de visitas monitoradas e venda de artesanato.

Demolição de Construção – A vereadora solicitou informações referentes a demolição de construção, na Rua da Senzala no bairro Barra Velha, reiterando o requerimento 280/2012. Dita questionou se existem impedimentos legais para construção na área particular na Rua João Leite Julião dos Santos, local conhecido como Campinho do Senzala. E ainda indagou se o local pertence a área de preservação ambiental. A parlamentar foi procurada por um munícipe que teve sua obra demolida e questionou os motivos que levaram a demolição e quais os requisitos necessários para realizar uma nova construção na área pertencente a ele.

Sinalização de trânsito – A parlamentar indicou melhorias de sinalização de trânsito na AV. Mario Covas Junior, em todo trecho a partir do Cabaraú até a Sepituba. Segundo a vereadora, o trecho mencionado é muito perigoso e as placas localizadas no local mencionado, não estão em bom estado. De acordo com Dita, as placas estão com ferrugem e perderam a refletividade, dificultando ainda mais a visualização a noite. A vereadora ressaltou que devido a esse fato, muitos acidentes acontecem, principalmente, com motocicletas que abusam da alta velocidade e acabam perdendo a direção em algumas curvas mais fechadas. Dita também salientou que o lugar é bastante frequentado por turistas, e inclusive há relatos de que muitos ficam desorientados em razão da sinalização insuficiente indicando os atrativos turísticos, principalmente entre o Porto Frades e a Sepituba onde não há pavimentação e o visitante acaba desistindo de seguir por insegurança e falta de informação.

Pavimentação de Rua – Dita também recomendou melhorias na pavimentação da Rua Bahia, altura do número 72 no bairro Barra Velha. A vereadora relatou que segundo moradores do local, houve um acentuado afundamento de pavimentação causando um grande desnível entre a guia e a rua, tal fato vem constantemente gerando danos mecânicos aos veículos dos moradores.

Melhorias em calçada – A vereadora indicou que seja feita melhorias na calçada da Avenida Coronel Vicente Faria Lima, altura do numero 774, no bairro Água Branca. Dita relatou que a população que utiliza a calçada reclama de rachaduras e afundamento do calçamento recentemente implantado. De acordo com a parlamentar, os munícipes também reclamam da ausência de uma estrutura de proteção, pois ao lado existe um barranco com mais de cinco metros de altura, tornando o lugar perigoso, principalmente para crianças e idosos.

Sinalização informativa – A parlamentar ainda recomendou a colocação de sinalização informativa referente à mudança de sentido de trafego de veículos na Rua José dos Santos, bairro Itaquanduba. Segundo consta, esta rua possuía mão dupla de tráfego e recentemente sofreu alteração de forma que agora permite somente a subida. No entanto, de acordo com a vereadora, ainda existem muitos motoristas que, desinformados e desatentos, acabam descendo por engano, o que favorece muito a ocorrência de algum acidente. Dita ainda colocou quem questão, os moradores que não residem no bairro e demoram um pouco para se acostumar com o novo sentido da via.

Confira os requerimentos assinados pelo vereador Mazinho:

Calçamento de Rua – O par requereu informações sobre a possibilidade de ser concluído o calçamento da Rua Marilia de Freitas Rezende, bairro Taubaté. Mazinho declarou que foi procurado por moradores do referido local que solicitaram tal melhoria, visto que não houve continuidade do calçamento da rua citada.

Remoção de poste – Mazinho também solicitou que seja feita a remoção de um poste localizado na Rua Jacaraci, altura do número 114, bairro Barra Velha. De acordo com o vereador, o poste encontra-se na frente da garagem de uma residência, dificultando o acesso.

Calçamento de Rua II – O parlamentar ainda requereu a realização de calçamento da Rua Jacaraci, bairro Barra Velha. Segundo Mazinho, muitos moradores do local solicitaram melhorias na referida rua.

Câmara Municipal de Ilhabela

12 3896 9600 / 9621 / 9735 9274