• Ir para Conteúdo
  • Ir para Menu
  • Ir para Pesquisa
  • Ir para Rodapé
  • Acessibilidade
  • VLibras
  • Ilhabela, 23 de Abril de 2024.
    Câmara Municipal de Ilhabela - SP
    CÂMARA
    ATIVIDADE
    LEGISLAÇÃO
    CIDADE
    SERVIÇOS
    TV CÂMARA
    Notícias da Câmara
    22/02/2018

    Ícone da cultura de Ilhabela, Dona Izanil é reconhecida com Moção de Louvor pela Câmara

    O vereador Evandro Rodrigues, o Vando da Vila (PP), fez a entrega de uma moção de louvor aprovada pelos vereadores na sessão Ordinária da última terça-feira (20/2) em homenagem a Maria da Silva Pinto Albuquerque, popularmente conhecida como Doza Izanil, pela sua representatividade na cultura regional.

    Caiçara nascida em Ilhabela, Dona Izanil é filha de Eva Esperança Silva lembrada como a parteira da cidade. Desde pequena viu a mãe no exercício da profissão ajudando a trazer muitas crianças ao mundo o que a inspirou a seguir seus passos. Dona Izanil conta que fez parte da primeira equipe de enfermagem obstétrica do hospital de São Sebastião, onde trabalhou por 20 anos. O grupo recebia aulas de um médico ao final do expediente. Foi a primeira enfermeira de Ilhabela, auxiliando o médico da época na Santa Casa de Ilhabela.

    Descendente de família africana, Dona Izanil também viu nascer a tradição da Congada de São Benedito, maior e mais antiga tradição cultural artística da cidade, sendo uma das protagonistas deixando seu legado na Ucharia (almoço preparado e servido pelos devotos de São Benedito) para as filhas, sobrinhas e netas.

    “Essa linda história enaltece a cultura de nossa cidade e merece sempre ser lembrada, homenageada e aplaudida. É com orgulho que concedo essa homenagem para dar publicidade e reconhecimento à relevante história de dedicação ao nosso povo“, ressaltou o vereador Vando que é um dos filhos de Ilhabela nascidos pelas mãos de Dona Izanil.

    Em nome de toda família, a sobrinha da homenageada, Izaura Cristina Garcia, fez uso da palavra. “Agradeço a você Vando e a essa Casa por fazer essa homenagem a minha tia em vida, porque é algo que guardaremos para sempre, sabendo que aos 90 anos ela foi reconhecida pelo trabalho dela como exemplo dado à família e aos munícipes”, concluiu.

     

     





    Câmara Municipal da Estância Balneária de Ilhabela
    Av. Dona Germana, 85 - Centro - Ilhabela - SP - CEP 11630-000
    Fone: 12-3896.9600