• Ilhabela, 18 de Abril de 2024.
    09/02/2018

Ilhabela pode ter “Lei Lucas Begalli Zamora” garantindo primeiros socorros nas escolas municipais

O projeto de lei 4/2018 tramita na Câmara de Ilhabela com o objetivo de estabelecer diretrizes para incluir a obrigatoriedade da capacitação em noções básicas de primeiros socorros aos profissionais da rede municipal de ensino. Lido na sessão da última terça-feira (6/2), o PL é de autoria do vereador Anisio Oliveira (DEM), subscrito pela presidente da Casa, vereadora Nanci Zanato (PPS), pela vereadora Maria Salete Magalhães, a Salete Salvanimais (PSB) e pelos vereadores Mateus Pestana (PCdoB), Valdir Veríssimo (PPS), Gabriel Rocha (SD), Marquinhos Guti (DEM) e Evandro Rodrigues, o Vando da Vila (PP).

A propositura é inspirada na “Lei Lucas Begalli Zamora”, um menino de 10 anos, morador de Campinas, interior de São Paulo, que faleceu por asfixia em setembro de 2017, após se engasgar comendo cachorro-quente durante um passeio escolar. O objetivo é trabalhar a prevenção para que casos como esse não voltem a se repetir, pois o incidente poderia ter sido evitado caso o atendimento dos primeiros socorros fosse prestado de imediato.

Conforme relatado na justificativa do projeto de lei, mais de 800 pessoas morreram no Brasil em 2015 vítimas de inalação ou ingestão de alimentos, o popularmente conhecido ‘engasgo’.

Informações da União Europeia dão conta de que, a cada ano, aproximadamente 50 mil crianças passam por um episódio de engasgo e destas, 20 morrem. “Essas mortes poderiam ser evitadas se profissionais da educação escolar básica fossem treinados em primeiros socorros e conhecessem procedimentos simples que podem salvar vidas”, destacou o autor do PL.