• Ilhabela, 24 de Abril de 2024.
    06/02/2018

Vereador elenca educação e mobilidade urbana como prioridades para município

Após fechar o primeiro ano do mandato com a aprovação de uma nova lei que ampliou os direitos dos estudantes à bolsa de estudos e transporte universitário, o vereador Anisio Oliveira (DEM), o parlamentar mais jovens da legislatura, destaca 2018 como o ano das realizações.

“Foi uma alteração de lei que vai ficar para a história. Ilhabela é a cidade do Litoral Norte que mais investe no estudante”, destaca o vereador. Segundo conta, passou o ano inteiro trabalhando e estudando essas alterações antes de apresentar o projeto. Apesar do PL receber parecer contrário da Procuradoria Jurídica da Casa por vício de iniciativa, o parlamentar não desistiu e levou a proposta ao Executivo que abraçou a iniciativa e encaminhou a propositura à Câmara.

Adepto às redes sociais, Anisio (DEM) tem buscado a inovação. Em 2017, lançou alguns programas como “Vereador na Rua”, “Conversa com o seu vereador” e “Mandato Democrático”, este último por meio de enquetes online. Com estas plataformas mescla o contato pessoal com o virtual, ampliando os canais de comunicação com a população. “Várias cabeças pensam melhor do que uma. Hoje as redes sociais se tornaram um canal direto com o cidadão, com os problemas dos bairros. Temos que acompanhar os posicionamentos da população na internet, acho bom, esse é um termômetro para que possamos identificar os pontos em que estamos errando e também acertando”, opina.

Ainda sobre a facilidade da informação em tempos de internet, o vereador alerta para a importância de respeitar a separação dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, prevista pela Constituição Federal. “O vereador tem que fiscalizar, cobrar, saber se o dinheiro está sendo bem gasto, se o prefeito está trabalhando de acordo com a vontade da população, através das metas estabelecidas nas leis orçamentárias que passaram por consulta pública, mas não realizar, porque esse é o papel da Prefeitura”, destaca.

Para este ano, pretende apresentar dois projetos maiores nas áreas da educação e saúde, mas explica que divulgará as proposituras no tempo certo e consultará a população através de audiências públicas e das plataformas digitais.

Diante do crescimento da cidade e consequentemente do aumento de turistas que visitam o arquipélago, Anisio (DEM) levanta a problemática da mobilidade urbana. “É preciso colocar em prática o plano de mobilidade urbana, pois esse é um problema urgente, só assim acabaremos com esse gargalo que se arrasta há anos e só tende a aumentar”, disparou.

A visibilidade que Ilhabela ganhou como destino turístico também implica em alguns pontos sensíveis, como a conservação da natureza e o saneamento básico. Para o vereador, é preciso identificar qual o tipo de turismo é viável. “Precisamos direcionar e saber que tipo de turismo nós queremos. Como alcançaremos um turismo de qualidade se as nossas praias ainda são contaminadas com esgoto? Precisamos resolver isso. O discurso tem que acabar e ser colocado na prática”, argumenta.

Profissional da área contábil, Anisio (DEM) está acostumado a usar os números para comprovar os fatos. Conforme informou, atualmente Ilhabela tem o PIB per capita (Produto Interno Bruto), maior do que países como Alemanha e Estados Unidos. O índice representa a soma, em valores monetários, de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região. “A nossa qualidade de vida tem que ser maior do que a deles e não é, tem algum erro aí, a conta não fecha”, relata.

Questionado sobre suas expectativas para este ano, o vereador revelou que espera chegar ao final de 2018 e perceber que a qualidade da educação e da saúde estão melhores. “E não falo apenas da educação dentro da sala de aula, mas como um todo, no convívio em sociedade, no contato com as pessoas. Espero que não tenha notícias de corrupção, que não tenha obra superfaturada. Esse é o meu maior desejo. Que todas as realizações estejam em acordo com o desejo da população e por um valor justo”, completa.