• Ilhabela, 18 de Abril de 2024.
    12/04/2013

Câmara atende sociedade e aprova Audiência Pública para discutir saneamento em Ilhabela

A vereadora presidente da Câmara de Ilhabela, Maria das Graças, Gracinha (PSD) teve requerimento aprovado por unanimidade na sessão Ordinária da última terça-feira (9/4) onde convoca uma audiência pública para esclarecimento e discussão de questões relativas ao saneamento básico na cidade.

O documento vem de encontro à reivindicação apresentada pela sociedade civil organizada por meio do Instituto Ilhabela Sustentável, que coletou 450 assinaturas eletrônicas pedindo a realização da audiência.  A data ainda será definida, mas a previsão é de que seja realizada em maio.

O requerimento solicita que sejam convidados representantes da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo – Cetesb, da Sabesp, do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte – CBH-LN, do Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE, da Petrobras/Transpetro e da Prefeitura do arquipélago.

Entre os assuntos a serem discutidos estão a piora da balneabilidade das praias do Itaquanduba/Itaguassú no ano de 2012 revelada pela Cetesb em confronto com a ampla divulgação feita pela Sabesp por meio do Programa Onda Limpa, sobre a melhora na balneabilidade das praias do município; as soluções adotadas para as falhas operacionais da Estação Elevatória do Saco da Capela ocorridas em janeiro deste ano e os prazos para instalação do sistema de emissão de gases nas novas estações elevatórias, situação de grande queixa por parte da população.