• Ir para Conteúdo
  • Ir para Menu
  • Ir para Pesquisa
  • Ir para Rodapé
  • Acessibilidade
  • VLibras
  • Ilhabela, 29 de Março de 2024.
    Câmara Municipal de Ilhabela - SP
    CÂMARA
    ATIVIDADE
    LEGISLAÇÃO
    CIDADE
    SERVIÇOS
    TV CÂMARA
    Notícias da Câmara
    23/11/2017

    Câmara faz homenagem à Associação do Movimento Afrodescendente de Ilhabela

    A Associação do Movimento Afrodescendente de Ilhabela (AMAI) recebeu Moção de Louvor na sessão Ordinária da última terça-feira (22/11) proposta pelo vereador Mateus Pestana (PCdoB) em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela entidade para o fortalecimento da cultura negra.

    A AMAI foi fundada oficialmente em abril de 2010, mas em 2008 os integrantes do movimento já comemoravam a conquista da Semana da Consciência Negra em Ilhabela, instituída por lei municipal. Anualmente no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, realizam juntamente com a Igreja Católica, a missa Inculturada Afro em homenagem a Zumbi dos Palmares pela sua luta em defesa dos negros escravizados.

    “Valorizando a nossa cultura nós valorizamos a nossa história e vejo que a AMAI trabalha para o fortalecimento do movimento negro promovendo sempre o empoderamento. Essa é uma luta que deve ser lembrada em todos os dias do ano, não apenas nesta data especifica”, ressaltou o vereador Mateus.

    A atual diretoria da entidade conta com a presidente Noemi Petarnella, a vice-presidente Rafaela Peres Lins, a secretária Juliana Horta e ainda Adalberto Henrique, Adriana Farias e Silvana Domingues. “Saber que o movimento está crescendo nos fortalece e nos deixa feliz. Nosso trabalho é social, com as minorias e vamos lutar sempre para uma estrutura maior”, garantiu Noemi.

    O professor e advogado Adalberto Henrique aproveitou a oportunidade para destacar alguns nomes que marcaram a história de Ilhabela e outros que ainda colaboram escrevendo novos capítulos, como por exemplo, a parteira Eva Esperança e sua filha Dona Izanil, matriarcas do movimento; a Nega Malu, conhecida pelo trabalho que realizou no Centro de Triagem; a Nega da Capoeira que através do esporte e cultura oferece oportunidade às crianças e jovens; o Joãozinho conhecido pela atuação no Parque Estadual de Ilhabela e também pelo resgate e valorização do samba, entre tantos outros que antecederam a AMAI. “Agradecemos a todos os ex-vereadores que ajudaram para que tivéssemos em Ilhabela um dia voltado à discussão do respeito a todos, a religiosidade, a forma de pensar do outro e às minorias e em especial ao vereador Mateus pelo reconhecimento”, completou. 

     

     





    Câmara Municipal da Estância Balneária de Ilhabela
    Av. Dona Germana, 85 - Centro - Ilhabela - SP - CEP 11630-000
    Fone: 12-3896.9600