• Ilhabela, 19 de Abril de 2024.
    25/10/2017

Projetos propõem criação de feira sobre Ilhabela e obrigatoriedade de lombadas próximas a faixas de pedestres

O projeto de lei 118/2017, de autoria do vereador Gabriel Rocha (SD), lido na sessão Ordinária da última terça-feira (24/10) propõe a criação da feira anual “Ilhabela – Uma história pra contar” a ser introduzida no calendário de eventos, especificamente no mês de setembro, quando é comemorado o aniversário da cidade.

O parlamentar destaca que o principal objetivo é expandir o conhecimento cultural aos jovens e visitantes, levando a história de Ilhabela, suas crenças, lendas e cultura de forma interativa. “Essa é uma estratégia para engrandecer o nome de nossa cidade, levando aprendizado ao público visitante, contando nossa história, e ao mesmo tempo envolvendo nossos alunos da rede de ensino municipal”, explicou.

A ideia segue o modelo das conhecidas feiras de ciências já realizadas em algumas escolas, porém de forma mais ousada, em ambiente externo e com maior proporção.

Redutores de velocidade

O vereador Mateus Pestana (PCdoB) apresentou o projeto de lei 120/2017 que torna obrigatória a instalação de redutores de velocidade próximo às faixas de pedestres instaladas nas vias públicas de Ilhabela.

Segundo o parlamentar, atravessar as ruas e avenida principal da cidade é um desafio, mesmo com a faixa destinada aos pedestres. “É comum vermos motoristas que não observam se tem ou não pedestres na faixa e simplesmente atravessarem, ou mesmo não conseguirem frear em razão do excesso de velocidade, colocando em risco a vida dos pedestres”, enfatizou.