• Ilhabela, 28 de Março de 2024.
    24/10/2017

Grupo Marinheiros Socorristas de Ilhabela é reconhecido pela Câmara

O vereador Gabriel Rocha (SD) homenageou o Grupo de Marinheiros Socorristas de Ilhabela na sessão Ordinária da última semana (17/10) com uma Moção de Louvor pelo exemplo de cidadania dos profissionais envolvidos com a causa.

Inspirados em Ubatuba, em 2015 Ilhabela formou a primeira turma de treinamento em primeiros socorros para marinheiros. A partir daí o grupo buscou especialização e parcerias que resultaram no Curso de Mergulhador Socorrista, voltado para a grande demanda de mergulhadores da região, elevando a cidade como pioneira na formação desses profissionais no Brasil.

Atualmente já são 30 mergulhadores socorristas formados em Ilhabela no curso ministrado pelo Centro nacional de Treinamento de Emergência (Cenatrem) juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores Aquaviários do Guarujá e Região (Sintagre).

Os profissionais que participam do curso recebem noções básicas de atendimento primário para as vítimas de infarto, paradas cardíacas, engasgamento, vertigem, desmaio, convulsões além da parte de humanização e noções de salvamento aquático essenciais em casos de acidentes, tanto nas embarcações quanto em terra. “Qualquer acidente que aconteça em uma embarcação, até a chegada do serviço especializado, esse tempo é precioso. Um marinheiro treinado pode ser primordial na vida dessa vítima”, salientou o representante dos Marinheiros Socorristas de Ilhabela, Márcio Tadeu.

O vereador Gabriel Rocha (SD) agradeceu aos edis pela aprovação da Moção e destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo grupo. “Essa Câmara sempre reconhece as pessoas que trabalham pelo município, principalmente na segurança e saúde da nossa população. A nossa função aqui é preservar a vida das pessoas e batalhar para que o Executivo aplique as políticas públicas nestas questões”, completou.

O autor da homenagem também fez questão de convidar a frente José Andrade Filho, representando o Coordenador Geral da Defesa Civil de Ubatuba, Guaraçay dos Santos que esteve na sessão da semana anterior à aprovação da propositura. Ainda recebeu a Moção, Felipe Caranha, representante da Pesca Seleta Ilhabela.