Ilhabela, 24 de Novembro de 2017.
06/10/2017

Vereadora luta pela implantação de um Centro de Atendimento e Reabilitação de Animais Silvestres em Ilhabela

A vereadora Maria Salete Magalhães, a Salete Salvanimais (PSB) apresentou recentemente ao prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório e ao secretário de Meio Ambiente, Mauro de Oliveira uma proposta para a implantação de um Centro de Atendimento e Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), no Parque das Cachoeiras, no bairro Água Branca, preparado pelos biólogos Patrick Pina e Ana Paula.

Segundo informações obtidas junto ao Corpo de Bombeiros, em 2016 e primeiro semestre de 2017, cerca de 140 atendimentos envolveram apreensões e resgates de fauna silvestre.

Atualmente, não há em funcionamento um CRAS na região do Litoral Norte de São Paulo. Dessa forma, animais resgatados na região e entregues a Polícia Ambiental são destinados para São José dos Campos e Lorena.

O objetivo é criar um plano de implantação e uso para o Recanto dos Animais Silvestres, na Água Branca, baseado nas necessidades de atendimento à fauna do município e promoção de atividades de educação e sensibilização ambiental.

O projeto prevê uma trilha para visitantes incluindo trilha sensitiva para deficientes visuais, prática que destaca a educação ambiental e a importância da preservação. Outro ponto contempla a elaboração de estruturas e estratégias éticas de manejo dos saguis, uma espécie invasora que tem causado problemas para a fauna nativa e moradores de Ilhabela.