• Ilhabela, 29 de Março de 2024.
    28/09/2017

Comunidade reivindica demarcação de vias públicas no Bonete em audiência da LOA 2018

Na última quarta-feira (27/9) a comunidade tradicional do Bonete recebeu a audiência Pública da Prefeitura para apresentação da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2018 e Plano Plurianual (PPA) 2018-2021. Os vereadores Anísio Oliveira (DEM), Valdir Veríssimo (PPS) e Marquinhos Guti (DEM) participaram da reunião e se comprometeram em acompanhar junto ao Executivo o planejamento para demarcação dos espaços públicos, uma das principais reivindicações dos moradores que estão vendo veranistas fecharem locais utilizados por eles há anos como vias públicas para acesso às residências.

Em nome da comunidade local, o comerciante André Queiroz, fez a leitura de uma lista com as principais necessidades da região pedindo mais atenção para o sistema de captação e distribuição de água, infraestrutura para um receptivo na Sepituba, com guarita e banheiros, melhoria que atenderá tanto turistas como a população local que muitas vezes precisa utilizar a trilha para chegar até a cidade. O documento ainda solicita cursos de qualificação para a comunidade, mais policiamento, construção de um píer no bairro do Borrifos para embarque e desembarque de turistas, visita médica com mais frequência, solução para o cemitério da comunidade que já não possui mais espaço, entre outras melhorias.

Com um orçamento estimado em R$ 650 milhões para 2018, muitas das solicitações já estavam previstas no planejamento, como por exemplo, a adequação da Escola Municipal Antônio Honório dos Santos, a reforma e cobertura da quadra poliesportiva, saneamento básico, além do Mercado Caiçara, que oferecerá um local para acolhimento dos moradores das comunidades tradicionais que chegam à cidade para consultas médicas, serviço de banco ou outros compromissos.

Representando as comunidades da Praia da Fome, Porto do Meio, Guanxumas, Vitória e Búzios, a moradora do Bonete Rosemari Goes, também apresentou alguns pedidos para as áreas da habitação, saúde, educação e infraestrutura de píeres.

Vice-presidente da Câmara, o vereador Anisio Oliveira (DEM) falou sobre a responsabilidade dos parlamentares como fiscalizadores do Executivo. “Temos a obrigação nesses quatro anos de cobrar a realização dessas propostas feitas pela Prefeitura”, declarou e também salientou seu compromisso com a região. “Tenho conversado com os caiçaras e vejo que há a necessidade de melhorias que garantam a qualidade de vida de vocês, como saneamento básico, educação, a garantia dos espaços públicos que estão sendo restritos por conta de turistas que adquirem terras e fecham a área. Nós vamos cobrar soluções para esses problemas”, completou.

O vereador Valdir Veríssimo (PPS) tem forte ligação com a comunidade do Bonete e vem utilizando a Tribuna nas sessões da Câmara para defender os acessos públicos às praias e costeiras, luta constante dos caiçaras não apenas nas regiões isoladas, mas por toda a extensão do arquipélago. Segundo informou o Secretário de Administração, Osvaldo Julião, no período de vigência do PPA que será encaminhado à Casa de Leis, estão previstas abertura de 46 acessos. “Estamos tendo dificuldades com os acessos e batalhando para que sejam feitas as desapropriações”, relatou, acrescentando ainda um pedido de atenção para o ponto turístico Porto dos Frades, local muito utilizado pelos barqueiros para embarque e desembarque de turistas.

Mais uma vez o vereador, Marquinhos Guti (DEM), chamou a atenção para o retorno que as comunidades devem receber em investimentos por conta da exploração do Petróleo nas proximidades do município. “Um governo com o olhar caiçara pode garantir boa estrutura para que as comunidades tenham esse retorno em melhorias por conta da exploração que tem prejudicado a pesca dos caiçaras”, concluiu.

Também participaram os secretários de Obras, Luiz Paladino de Araújo, o Luizinho da Ilha e de Meio Ambiente, Mauro de Oliveira.