• Ilhabela, 24 de Abril de 2024.
    14/09/2017

Defesa Civil de Ilhabela é reconhecida pela Câmara com Moção de Louvor

Projeto que nomeia escola e proposta de alteração à Lei Orgânica também fizeram parte do expediente da sessão desta semana

A sessão Ordinária da última terça-feira (12/9) foi marcada pela entrega da Moção de Louvor proposta pelo vereador Marquinhos Guti (DEM) à Defesa Civil do município.

O parlamentar destacou o resultado das ações realizadas pela equipe este ano e também em anos anteriores. Em números, nos últimos oito meses, a equipe participou de 13 combates a incêndios em cobertura vegetal, 41 atendimentos nas comunidades tradicionais, mais de 180 vistorias, 11 resgates e salvamentos, além do trabalho com podas e cortas de árvores em perigo de queda iminente. Também atenderam chamados para animais peçonhentos, abelhas e deram suporte aos usuários da travessia de balsas nos dias em que o serviço foi paralisado por ação do tempo.

Marquinhos Guti (DEM) lembrou também da dedicação desses funcionários no atendimento a diversas famílias no período de forte chuva do início do ano e aproveitou para reivindicar mais infraestrutura para a equipe. “Em Ilhabela, a Defesa Civil vem atuando de forma brilhante, prestando um bom serviço para a população. Faltam alguns equipamentos e já aproveito aqui para cobrar a prefeitura”, destacou.

Emocionado, o diretor da Defesa Civil de Ilhabela, André Frederico, agradeceu em nome da equipe. “É uma honra grande receber esse reconhecimento em tão pouco tempo de trabalho. Tivemos um começo de ano terrível, a chuva desabrigou muita gente, mas já começamos os preparativos para encarar esse período de chuva que se aproxima novamente”, garantiu.

Ordem do Dia

Na pauta da Ordem do Dia, os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto de lei 72/2017, encaminhado pelo Executivo, que cria oficialmente a Escola Municipal Professora Nilce Signorini para fins de cadastramento da Secretaria Estadual da Educação, através dos sistemas da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo – Prodesp, atendendo à legislação estadual para repasses de verbas.

A matéria já havia sido objeto do projeto de lei n° 2/2017 que culminou na Lei n°1.185/2017, porém sem mencionar a criação da unidade escolar conforme exigência da Secretaria Estadual de Educação.

Alteração na Lei Orgânica

O projeto de emenda à Lei Orgânica 1/2017, de autoria do vereador Anísio Oliveira (DEM), modifica o inciso 20 do artigo 17 que elenca as matérias de competência da Câmara. A nova redação proposta inclui pessoas jurídicas que prestam serviço para o Poder Público, no rol de pessoas e entidades que podem ser convocadas pelo Legislativo para prestar informações sobre matéria de sua competência. Já fazem parte secretários municipais e diretores da Prefeitura, além de autarquias e fundações municipais. O projeto foi encaminhado para a Comissão de Justiça e Redação.

Tribuna Popular

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ilhabela, Marcelo Rocha, fez uso da Tribuna Popular para fazer cobranças à atual administração com relação a compromissos assumidos com a entidade visando benefícios aos servidores. Na ocasião, Marcelo aproveitou para agradecer o empenho da Câmara, aprovando matérias em benefício do funcionalismo público e reivindicando melhorias para a classe.

As sessões da Câmara de Ilhabela podem ser acompanhadas ao vivo no site: www.camarailhabela.sp.gov.br. Informações pelo telefone (12) 3896.9600 ou através do e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão) http://www.camarailhabela.sp.gov.br/portal_transparencia.php.