• Ilhabela, 24 de Abril de 2024.
    12/09/2017

Simpósio discute soluções para resíduos sólidos e esgotamento sanitário em Ilhabela

O 1º Simpósio de Resíduos Sólidos e Esgotamento Sanitário de Ilhabela reuniu na última segunda-feira (11/9) profissionais das áreas afins para apresentar possíveis soluções a um dos maiores problemas enfrentados pelas cidades brasileiras, o lixo. O evento, realizado no Paço Municipal, foi idealizado pela vereadora Maria Salete Magalhães, a Salete Salvanimais (PSB), em parceria com a Prefeitura de Ilhabela, por meio das secretarias do Meio Ambiente e de Educação.

Com o tema “O nosso lixo e o meio ambiente: aterro, descarte, separação, reciclagem de materiais e sustentabilidade”, o evento se propôs a discutir amplamente a questão e recebeu convidados de diferentes entidades que traçaram um panorama sobre as soluções para os resíduos orgânicos e recicláveis, além dos resíduos da construção civil.

Representando a Câmara de Ilhabela, o vereador Anísio Oliveira (DEM), vice-presidente do Legislativo, ressaltou o empenho e dedicação da vereadora Salete a este assunto que classificou como primordial para o município. “Toda a cidade tem um sonho de zerar o seu lixo e Ilhabela além de ter esse sonho, tem a oportunidade, pois a nossa situação financeira e populacional nos permite concretizar esse trabalho. Esse Simpósio é um dos primeiros passos”, completou.

A vereadora Salete é conhecida pela luta incansável em defesa dos animais e do meio ambiente. Na oportunidade, agradeceu aos palestrantes, voluntários que colaboraram para a realização do evento e à Prefeitura pela abertura e sensibilidade com relação ao tema. “O lixo é um problema de todos e cabe a nós saber gerir, principalmente em Ilhabela, pois estamos travados dentro do Parque Estadual. Esses debates trouxeram soluções, novos conceitos, opiniões diferentes sobre a forma de tratamento do lixo”, garantiu a vereadora.

Destacando os investimentos na Secretaria de Meio Ambiente, o prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório (PMDB), anunciou que o orçamento da pasta em 2018 deverá triplicar. “Vamos chegar aos R$ 83 milhões, sendo que R$ 40 milhões serão destinados às redes de água e esgoto. Lixo, transbordo, separação, reciclagem, meio ambiente de forma geral é um assunto do dia a dia e por isso esse debate é muito oportuno. Esse é um dos nossos desafios para a preservação do nosso arquipélago”, destacou Tenório.

O secretário de Meio Ambiente, Mauro de Oliveira, agradeceu à sua equipe pelo trabalho que está sendo desenvolvido e também anunciou que já existe um termo de referência sendo finalizado para a construção da estação de tratamento de esgoto secundária.

Estiveram presentes os vereadores de Ilhabela Luiz Paladino de Araújo, o Luizinho da Ilha (PSB) e Gabriel Rocha (SD); o vereador de Caraguatatuba, Evandro do Nascimento, o vereador Vandinho; secretários municipais e os superintendes da CDHU, Silvio Vasconcellos, Fernando Latto e Renato Laud, o diretor do Parque Estadual, Danilo Amaral e o gerente da CETESB no Litoral Norte, Antônio Rivas, além da sociedade civil organizada.