• Ilhabela, 28 de Março de 2024.
    06/09/2017

Vereadores discutem necessidade de audiências públicas da LOA nas comunidades tradicionais

Saneamento básico e fila de espera para fisioterapia também entraram na pauta de discussões

Entre os requerimentos que mereceram destaque na sessão da última terça-feira (5/9), está o de iniciativa do vereador Luiz Paladino de Araújo, o Luizinho da Ilha (PSB) que recebeu pedido de discussão do vereador Gabriel Rocha (SD). O documento solicita ao Executivo que as comunidades tradicionais de Castelhanos e Bonete sejam incluídas no calendário de audiências públicas para elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2018.

Segundo Luizinho, tendo em vista que a realização de audiências públicas tem como objetivo assegurar à população o direito de participar ativamente do processo de elaboração dos planos e leis orçamentárias seria justo incluir essas comunidades. “Esse direito não está sendo assegurado às comunidades de Castelhanos e Bonete, que também desejam participar do processo de construção de políticas públicas, passando pela definição das diretrizes orçamentárias e a execução do orçamento”, justificou.

A ideia é abrir um canal de comunicação com os moradores dessas regiões, permitindo o debate sobre o crescimento sustentável e a aplicação dos recursos nas necessidades locais. “Pedi discussão desse requerimento para reforçar junto ao Executivo a necessidade de levar essas audiências para as comunidades, pois até então Bonete e Castelhanos não foram ouvidos”, ressaltou Gabriel Rocha (SD).

Rede de esgoto na Barra Velha

O requerimento do vereador Anisio Oliveira (DEM) solicitando a ligação da rede de esgoto para a Rua Hilda de Jesus, na Barra Velha, foi colocado em discussão a pedido do vereador Luizinho da Ilha (PSB).

Conforme justificou Anisio (DEM), já existe a instalação do sistema de canalização de esgoto na referida rua, porém ainda é possível constatar esgoto que corre a céu aberto. “Em todas as sessões tem um requerimento meu sobre esgoto e isso é para que o poder público não se esqueça do saneamento básico, pois isso deve ser prioridade da administração”, destacou Anísio.

Luizinho (PSB) parabenizou o trabalho do edil no acompanhamento às questões de saneamento básico no município, sempre buscando informações sobre o assunto. Na oportunidade, o vereador quis chamar a atenção da Prefeitura para o Legislativo. “É preciso valorizar e chamar a atenção do Executivo porque existe um trabalho realizado pelos nove vereadores”, assegurou.

Demanda por fisioterapia

O requerimento do vereador Cleison Ataulo Gomes, o Cleison Guarubela (DEM) questiona a Prefeitura sobre a demanda mensal de consultas de fisioterapia na rede municipal de saúde. O parlamentar relata que a especialidade de fisioterapia está entre as mais solicitadas e vem sendo procurado por munícipes que reclamam sobre a falta de agilidade nas consultas. “Todos nós recebemos reclamações de munícipes que sofrem por causa dessa fila de espera, dessa forma queremos saber a possibilidade da contratação de mais fisioterapeutas para atender esta demanda”, salientou Cleison (DEM).

O tema chamou a atenção também dos vereadores Anisio Oliveira (DEM) e Gabriel Rocha (SD). “Na sessão passada fiz um requerimento com o mesmo teor. Há uma demanda fora do comum”, garantiu Anisio. Para ele, o mutirão prometido pela Prefeitura é só um primeiro passo, pois não resolverá de forma definitiva o problema.

Profissional da área de fisioterapia, o vereador Gabriel (SD) explicou que foi informado de que o Executivo estaria aguardando uma deliberação do Conselho Municipal de Saúde (COMUS) para viabilizar a contratação de novos profissionais. “O mutirão foi um requerimento de minha autoria e do vereador Marquinhos Guti (DEM) e será importante, pois existe uma grande cobrança da população a respeito”, concluiu.