• Ir para Conteúdo
  • Ir para Menu
  • Ir para Pesquisa
  • Ir para Rodapé
  • Acessibilidade
  • VLibras
  • Ilhabela, 23 de Abril de 2024.
    Câmara Municipal de Ilhabela - SP
    CÂMARA
    ATIVIDADE
    LEGISLAÇÃO
    CIDADE
    SERVIÇOS
    TV CÂMARA
    Notícias da Câmara
    04/09/2017

    Câmara comemora 212 anos de Ilhabela com entrega de homenagens a personalidades que fazem a diferença no município 

    Os vereadores fizeram a entrega dos títulos de Cidadão Honorário e Gratidão Caiçara durante a Sessão Solene em comemoração aos 212 anos de emancipação político-administrativa do município, realizada no último domingo (3/9), no plenário do Legislativo. A solenidade foi marcada por forte emoção com a entrega da homenagem à família do secretário de Serviços Urbanos, Paulo César Mathias, o Paulão, falecido na semana passada.

    A presidente da Câmara, vereadora Nanci Zanato (PPS), saudou a todos os presentes, em especial aos homenageados da noite e falou sobre o trabalho realizado pelo Legislativo sempre pensando no bem de Ilhabela. “No dia 2 de outubro depois das cinco da tarde, acabaram as eleições e agora vamos trabalhar. Esses vereadores são maravilhosos, somos uma família, independente de qual partido cada um pertence, temos que trabalhar por Ilhabela”, garantiu.

    O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório (PMDB), aproveitou a oportunidade para destacar cumprimento dos compromissos assumidos nesses oitos meses de mandato, como a UTI e para anunciar novas propostas para o município. “Em breve anunciaremos ainda mais investimentos que vão melhorar a qualidade de vida da população”, declarou.

    Participaram da sessão os vereadores Anisio Oliveira (DEM); Luiz Paladino de Araújo, o Luizinho da Ilha (PSB); Marquinhos Guti (DEM); Cleison Ataulo Gomes, o Cleison Guarubela (DEM); Gabriel Rocha (SD); Maria Salete Magalhães, a Salete Salvanimais (PSB); Thiago Souza, o Dr. Thiago (SD) e Valdir Veríssimo (PPS); o deputado estadual Paulo Alves Corrêa Júnior, que na ocasião também foi agraciado com o título, além do prefeito de Cananeia, Gabriel Rosa; o vereador de Taubaté, Douglas Carbone; o ex-prefeito de Tietê, Manoel David Carvalho, representando o presidente da Fiesp, Paulo Skaf; dos secretários municipais, do Padre Alessandro Coelho, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, o Pastor Porfírio Gomes e representantes da sociedade civil organizada.

    Títulos de Gratidão Caiçara

    O Título de Gratidão Caiçara é uma honraria concedida aos filhos da terra que se destacam por serviços relevantes ao município. Este ano, duas pessoas foram agraciadas.

    Aos 79 anos, Jair Mendes ou ‘Seu’ Jair como é conhecido, recebeu o Título de Gratidão Caiçara proposto pelo vereador Marquinhos Guti (DEM). Nascido no bairro do Perequê, o caiçara trabalhou para Aníbal Telles Correa, antigo dono da “Casa da Princesa”, atual sede do Poder Legislativo.

    O atual secretário de Esportes, Lazer e Recreação da Prefeitura, José Roberto de Jesus, o Beto de Mazinho também recebeu o título proposto pelo vereador Gabriel Rocha (SD). Velejador profissional tem no currículo vários títulos estaduais, nacionais e internacionais. Foi o único atleta da cidade a fazer parte da equipe pré-olímpica de vela, no período de 1994 a 2001.

    Título de Cidadão Honorário

    Para aqueles que escolheram Ilhabela como a cidade do coração, a Câmara concedeu o Título de Cidadão Honorário.

    O deputado estadual Paulo Alves Corrêa Júnior (PEN) recebeu o título das mãos da presidente da Câmara, vereadora Nanci Zanato (PPS). Entre as principais frentes de trabalho do parlamentar, estão as ações sociais, especialmente as voltadas a trabalhos de recuperação de dependentes químicos. Luta por emendas para a região e recentemente conseguiu a liberação de uma emenda no valor de R$ 150 mil para a APAE de Ilhabela.

    A ex-secretária de Educação, Lídia Sarmento, recebeu a honraria do vereador Luiz Paladino de Araújo, o Luizinho da Ilha (PSB). Nascida em Santo André, é casada e mãe de cinco filhos. Sua história com Ilhabela começou em 1992, quando se mudou para o município com a família. Antes de assumir a Secretaria de Educação, onde ficou por oito anos, de 2009 a 2016, trabalhou como professora no Colégio ACEI e ministrou conteúdo e metodologia de matemática para o antigo curso técnico de magistério.

    O homenageado Adilton Ribeiro, já esteve na presidência da Câmara no biênio 2015/2016 e também ostentou o título de vereador mais votado da legislatura passada. O ex-vereador recebeu o reconhecimento do parlamentar Cleison Ataulo Gomes, o Cleison Guarubela (DEM).

    O título de Cidadão Horário concedido ao secretário de Serviços Urbanos, Paulo Cesar Mathias, falecido na última semana, foi recebido por sua esposa, Evellyn Reis e seus filhos Camila e Bruno. Paulão, como era conhecido, nasceu em São Paulo e residia há 24 anos em Ilhabela. Com grande experiência comercial, atuou por mais de 16 anos no comércio local em diversos segmentos. O título foi proposto pelo vereador Gabriel Rocha (SD) que se emocionou ao lembrar do grande amigo.

    A primeira-dama de Ilhabela, Júlia Tenório foi homenageada com o título proposto pelo vereador Thiago Santos, o Dr. Thiago (SD). Nascida na cidade de Guarulhos, Júlia fixou residência em Ilhabela há 27 anos.  Em 1996, casou-se com o agora prefeito Márcio Tenório e tiveram duas filhas. À frente do Fundo Social de Solidariedade tem trazido propostas inovadoras e que visam a qualificação da mão de obra local.

    A vereadora Maria Salete Magalhães, a Salete Salvanimais (PSB), dedicou os títulos ao casal Ceci Pisa e Sérgio Pereira de Araújo. Ceci, desde sempre, lutou pela causa animal, e em 1989 mudou-se para Ilhabela, onde na primeira oportunidade fundou a Associação Protetora dos Animais de Ilhabela (APAILHA), que segue com as atividades até hoje. Já Sérgio Pereira de Araújo, chegou a Ilhabela em 1968. No ano de 1971 foi convidado a gerenciar o Yatch Club de Ilhabela.  Nesse período, participou da fundação do Grêmio de Vela, época em que levava até o Rio de Janeiro os jovens para regata da escola naval. Também foi um dos fundadores do Rotary Clube de Ilhabela.

    Silvana dos Santos Domingues, mais conhecida como Nega da Capoeira, foi homenageada pelo vereador Luizinho da Ilha (PSB). Após uma infância e juventude sofridas, Silvana viu na capoeira a chance de mudar a sua história, foi quando começou a dar aulas na Associação de Capoeira Senzala Santos. Com o nascimento do seu primeiro filho, decidiu mudar-se para Ilhabela em busca de um lugar seguro. Desde então, vem realizando importantes trabalhos para a valorização da causa Negra, com o objetivo de resgatar a cultura Afro. 





    Câmara Municipal da Estância Balneária de Ilhabela
    Av. Dona Germana, 85 - Centro - Ilhabela - SP - CEP 11630-000
    Fone: 12-3896.9600