• Ilhabela, 25 de Abril de 2024.
    31/08/2017

Lions Clube de Ilhabela é reconhecido pela Câmara com Moção de Louvor

A Câmara de Ilhabela aprovou na última sessão Ordinária (29/8) uma Moção de Louvor ao Lions Clube de Ilhabela em comemoração ao centenário do Lions Internacional. O vereador Anísio Oliveira (DEM), autor da homenagem, fez a entrega da honraria aos membros da organização que está no município há 22 anos.

Fundada em maio de 1995 a instituição conta hoje com mais de 30 associados em Ilhabela.  Entre os serviços prestados pela entidade estão a doação de ambulância para a Prefeitura; doação de viatura para o Conseg; sugestão, formação e capacitação de Agentes de Saúde da Prefeitura; campanha + médicos para Ilhabela, com investimentos financeiros; formação do Corpo de Voluntários do Hospital Mário Covas e do Hospital de Clínicas de São Sebastião; apoio à Guarda Mirim – Projeto Pequeno Tobias; banco para doação e empréstimos de  cadeiras de rodas, cadeiras  de banho, andador, muletas e bengalas, entre outros.

“Quando se faz um trabalho voluntário, não se faz esperando reconhecimento, mas quando este vem é como um estímulo, um empurrão para que continuemos trabalhando nas trilhas vertiginosas desse mundo”, destacou o presidente do Lions em Ilhabela, o jornalista Fernando Siqueira.

Lions Internacional

O Lions Clube se tornou internacional em 12 de março de 1920, mas foi fundado em 1917 nos Estados Unidos, por Melvin Jones. Ao longo dos anos se espalhou, tornando-se a maior organização de clubes de serviços do mundo.

Com aproximadamente 1,4 milhão de associados em mais de 46 mil clubes e presentes em mais de 212 países, os membros, denominados como ‘Companheiro Leão’ ou ‘Companheira Leão’ trabalham pela melhoria das comunidades em todo o mundo.

A fundação e os Leões ajudam comunidades após catástrofes naturais, suprindo necessidades imediatas, como alimentos, água, roupas e medicamentos, bem como assistindo na reconstrução em longo prazo.

A instituição atua no combate a cegueira oferecendo testes de visão, equipando hospitais e clínicas, distribuindo medicamentos e promovendo a conscientização sobre doenças oftalmológicas a fim de erradicar a cegueira. Trabalham também na preservação do meio ambiente; alimentação dos famintos; ajudam idosos e deficientes e prestam trabalho voluntário em diferentes tipos de projetos junto às comunidades.

O Lions Club Internacional foi uma das primeiras organizações não governamentais convidadas a auxiliar na elaboração da Carta da ONU, integrando-a desde 1948. Em 2007 o Lions Clube Internacional foi escolhido a melhor ONG do mundo pela ONU, já em 2016 foi indicado para o prêmio Nobel da Paz de 2017.