• Ir para Conteúdo
  • Ir para Menu
  • Ir para Pesquisa
  • Ir para Rodapé
  • Acessibilidade
  • VLibras
  • Ilhabela, 20 de Abril de 2024.
    Câmara Municipal de Ilhabela - SP
    CÂMARA
    ATIVIDADE
    LEGISLAÇÃO
    CIDADE
    SERVIÇOS
    TV CÂMARA
    Notícias da Câmara
    11/08/2017

    Vereadores cobram melhorias para o município na Tribuna

    Durante a sessão Ordinária da última terça-feira (8/8), os vereadores fizeram uso da Tribuna para tratar de assuntos como fiscalização ambiental, CPI da Santa Casa, necessidades das pastas de Saúde e Educação, entre outros temas relevantes para a cidade e quem têm sido alvo de solicitações dos munícipes para com os parlamentares. A escolha da nova equipe da Secretaria de Educação também foi elogiada pelos pares.

    Salete Salvanimais

    A vereadora Maria Salete Magalhães, a Salete Salvanimais (PSB), desabafou e disse estar indignada com a fiscalização, principalmente a ambiental.É uma verdadeira peregrinação quando temos um problema de fiscalização ambiental”, disparou. Segundo a parlamentar, faz três meses que vem pedindo ajuda da Vigilância Sanitária e da Secretaria do Meio Ambiente em problemas pontuais acarretados pela falta de saneamento básico e que prejudicam as praias da Ilha das Cabras, Curral e Praia Grande. “Passaram-se meses, cobrei e nada. Hoje (8/8) tive uma reunião com o prefeito e conseguimos definir de forma mais concreta. Falamos sobre o licenciamento das estações e das elevatórias de tratamento secundária e terciária nos bairros Portinho, Feiticeira e Ilha das Cabras. Parece que pelo menos caminhamos”, completou.

    Gabriel Rocha

    O vereador Gabriel Rocha (SD) falou sobre sua solicitação via ofício para que a Prefeitura considere a possibilidade de contemplar, por meio do convênio com o Governo do Estado, o pagamento de pró-labore para os policiais civis, assim como ocorre com os policiais militares.

    Outro assunto destacado pelo vereador diz respeito ao pátio de caminhões de uma empresa privada, situado no bairro Água Branca, que tem gerado muitas reclamações dos moradores. “A Prefeitura sinalizou a via, a empresa pavimentou o local de saída dos caminhões para evitar que a poeira suba e se comprometeu em colocar um lavador de pneus. Tem muito o que cobrar ainda, porque algumas residências estão com rachaduras, mas estamos de olho”, garantiu.

    O parlamentar ainda chamou a atenção para o contrato com a empresa que opera a Taxa de Preservação Ambiental (TPA).  “Neste contrato diz que as cinco cabines tem que funcionar e não é o que vemos. É uma demanda que o município precisa se preocupar”, disse acrescentando ainda outras preocupações como, por exemplo, a segurança dos funcionários que operam os caixas e a isenção do pagamento nos horários especificados no contrato, que segundo informações recebidas por ele, não estão sendo respeitadas.

    Marquinhos Guti

    O vereador Marquinhos Guti (DEM) solicitou, por meio de indicação, que a Prefeitura estude a possibilidade de incluir a equipe da Defesa Civil, na lei 826/2010, que cria a função gratificada de encarregado de segurança contra acidentes para atuar junto à Unidade do Corpo de Bombeiros, ocupada exclusivamente por servidor efetivo.

    “Nesses oito meses de trabalho a Defesa Civil teve uma brilhante atuação e acredito que poderiam se adequar a essa gratificação”, destacou.

    Marquinhos Guti ainda agradeceu aos vereadores pela aprovação de seu recurso em defesa do projeto de lei 31/2017, que institui as “Pedras do Sino” como patrimônio histórico-cultural e turístico. O PL havia recebido parecer contrário da Comissão de Justiça e Redação.

    Além disso, cobrou a aquisição de veículo próprio para o transporte de pacientes. “Há um repasse de verba destinado para isso. Gostaria de cobrar mais agilidade”, disparou.

    Dr. Thiago

    O vereador Thiago Santos, o Dr. Thiago (SD), aproveitou para destacar os eventos realizados pela Prefeitura de Ilhabela que movimentaram a cidade no mês de julho. “Não podia deixar de parabenizar o poder Executivo, através dos secretários Ricardo Fazzini (Turismo) e Nuno Gallo (Cultura). Tivemos no mês de julho 70% de ocupação da rede hoteleira”, informou Dr. Thiago destacando eventos como a Semana de Vela, Boat Show, Festa da Tainha, Mostra de Dança, Ilhabela Comedy, Ano 80 e a Exposição “Por dentro da mente de Leonardo Da Vinci”.

    O vereador registrou ainda um pedido feito à Prefeitura, via requerimento, para instalação de proteção de acrílico nos pontos de ônibus do município. Segundo ele, em dias de vento e chuva, mesmo com cobertura, os pontos localizados na orla da cidade não protegem quem está aguardando o transporte.

    Luizinho da Ilha

    Planejamento foi a palavra de ordem do vereador Luiz Paladino de Araújo, o Luizinho da Ilha (PSB), no uso da Tribuna.  “A Câmara nesses oitos meses mostrou parceria e lealdade com as políticas públicas. Tivemos a paciência de entender que cada secretário e equipe tem um tempo para se ajustar à gestão. Algumas falhas não podem se repetir”, declarou.  Luizinho da Ilha cobrou atenção para a regularização fundiária, saneamento básico, diálogo entre os poderes e foco nas políticas públicas.

    Anísio Oliveira

    O vereador Anísio Oliveira (DEM) deu ênfase para a aprovação do projeto de resolução, de sua autoria, que aumenta o número de sessões ordinárias por mês. “Com essa medida, teremos sessões mais dinâmicas e produtivas. Vamos ter mais tempo para discutir os projetos, que é o que devemos fazer”, comentou.

    Após parabenizar a nova equipe da Secretaria de Educação, comandada pela professora Yeda Lopes, o vereador partiu para as cobranças. “Quero parabenizar a toda equipe e já cobrar. É reclamação unânime em todas as escolas a falta de auxiliares de primeira infância”, enfatizou Anísio. Segundo ele, atualmente mais de 200 crianças aguardam para serem chamadas nas creches municipais, porém a maior dificuldade do município para zerar essa fila de espera não é a infraestrutura e sim a falta de profissionais. “Desde janeiro foi pedido um concurso público para resolver esse problema, mas até hoje não tivemos resposta”.

     

    O vereador ainda cobrou a pasta da Saúde em relação à falta de médicos nas unidades básicas e reforçou o pedido verbal feito durante a sessão para que a CPI da Santa Casa considere os últimos 24 meses para a investigação, a fim de que se tenham dados comparativos.  “A população está esperando um desfecho sobre a Santa Casa. Temos muito trabalho pela frente”, concluiu. 





    Câmara Municipal da Estância Balneária de Ilhabela
    Av. Dona Germana, 85 - Centro - Ilhabela - SP - CEP 11630-000
    Fone: 12-3896.9600