• Ilhabela, 29 de Março de 2024.
    02/08/2017

Funcionários do Parque Estadual de Ilhabela são reconhecidos com Moção de Louvor

Sociedade civil, prefeito e vereadores se unem contra decisão do governo do Estado na gestão do PEIb

A vereadora Maria Salete Magalhães, a Salete Salvanimais (PSB), fez a entrega de uma Moção de Louvor em reconhecimento ao trabalho e dedicação dos funcionários do Parque Estadual de Ilhabela, por ocasião dos 40 anos do PEIb. A homenagem foi entregue durante a sessão Ordinária da última terça-feira (1º/8).

“Sei como é difícil essa luta para garantir a preservação dessa mata atlântica, sei da luta que vocês passam e por isso vocês têm a minha gratidão. Tudo que eu puder fazer estarei sempre ao lado do Parque e vejo uma gestão aberta para esta parceria”, destacou a vereadora autora da homenagem.

A parlamentar aproveitou a ocasião para fazer a leitura de uma Moção de Repúdio encaminhada pela sociedade civil organizada ao governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, assinada por 19 entidades, como manifesto pela forma como foi conduzido o desligamento da diretora do Parque Estadual de Ilhabela, Joana Fava, desde 2010 na gestão.

O documento destaca que a gestora atual possui vasto conhecimento técnico-científico sobre o município, inclusive ambiental e que vem construindo importante parceria com o governo municipal, vereadores, entidades e segmentos da sociedade civil local.

Trecho do manifesto diz que “os representantes da Sociedade Civil de Ilhabela vêm manifestar seu repúdio à forma injustificada da exoneração da atual gestora e a indicação de substituto de forma autocrática, sem nenhum tipo de diálogo com o Conselho do PEIb, trazendo forte apreensão aos segmentos sociais que interagem com a Unidade de Conservação. Esta decisão está sendo conduzida através de uma determinação do Secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, que, na nossa opinião, coloca em risco todo o trabalho desenvolvido pelas gestões anteriores e indica um possível retrocesso ou, no mínimo, uma inoportuna interrupção no curso dos projetos envolvendo as Comunidades Tradicionais, bem como das parcerias com os operadores turísticos e o Poder Público Municipal”.

A presidente da Câmara, vereadora Nanci Zanato (PPS), fez um requerimento verbal para que a Câmara encaminhe um ofício assinado por todos os vereadores ao governador, endossando a Moção de Repúdio da sociedade civil. Em discussão no plenário, o pedido foi aceito por todos.

O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório (PMDB), disse que relatou ao governador, em encontro recente, sua indignação sobre a forma impositiva como o Estado está tratando a mudança de gestores do PEIb. “Nós estamos juntos nessa luta pelo Parque Estadual de Ilhabela. Se precisar vamos fazer interferências severas para que não venham explorar o PEIb como uma ferramenta política para promoção pessoal”, garantiu.

Em nome da equipe, os funcionários João Batista Dias e Marcos Aurélio do Nascimento, agradeceram o reconhecimento e fizeram um apelo para que a opinião deles também seja levada em consideração nas discussões sobre o futuro do Parque Estadual de Ilhabela. “Trabalhar no Parque Estadual é uma honra pra gente. Independentemente de salário ou outras causas políticas, trabalhamos com o coração e mesmo com tudo o que está acontecendo agora com a demissão da nossa gestora, com certeza vamos continuar carregando o parque nas costas”, destacou Joãozinho, como é conhecido. “Entendo que podemos ter uma postura de todos os segmentos organizados de Ilhabela, juntamente com Executivo e Legislativo, para discutir o futuro do Parque, que possamos aprofundar essa discussão”, completou Marcos Aurélio.