Ilhabela, 20 de Novembro de 2017.
05/06/2017

Vereador propõe “Parada Segura” para mulheres e pessoas com mobilidade reduzida que utilizam o transporte público

O vereador Luiz Paladino de Araújo, o Luizinho da Ilha (PSB), é o autor do projeto de lei 43/2017 que propõem a parada segura, determinando que mulheres e pessoas com mobilidade reduzida, usuários do transporte coletivo no período noturno, possam solicitar o desembarque mesmo fora do ponto, respeitando o sistema de segurança viário. O PL está tramitando nas Comissões Permanentes da Casa de Leis.

De acordo com a justificativa do parlamentar, muitos pontos de ônibus estão em áreas isoladas e acabam colocando os usuários em situação de vulnerabilidade após o desembarque. “Devo registrar que nas regiões Sul e Norte do nosso município a situação é de risco iminente para o público alvo deste projeto, pois muitos são os pontos de ônibus em lugares escuros e na rodovia”, ressaltou, ainda destacando bairros como Reino, Água Branca, Costa Bela, Cocaia, Barra Velha, Itaguaçu e Itaquanduba.

A propositura prevê que, após as 22 horas, a parada possa ser solicitada pelos passageiros para um local que lhes seja mais conveniente, desde que dentro do itinerário do ônibus e sob o discernimento do motorista.