• Ilhabela, 29 de Março de 2024.
    21/03/2013

Foto: Rafael Franco/CMI

Câmara reduz mais da metade dos gastos com materiais em dois meses

A Câmara de Ilhabela conseguiu uma redução significativa nos gastos com material de consumo, limpeza e escritório no comparativo entre os dois últimos meses de 2012 e os dois primeiros meses deste ano, gestão da presidente Maria das Graças, Gracinha (PSD). De acordo com dados do setor de Finanças da Casa, no fim do ano passado foram gastos cerca de R$ 12,1 mil contra R$ 5,1 mil nos dois primeiros meses deste ano, redução de mais que o dobro do valor.

O resultado é fruto do trabalho de planejamento, relacionamento com fornecedores, uniformização de materiais e consequente redução de custos, sob responsabilidade do setor de Compras da Câmara, que ganhou um funcionário efetivo no início deste ano. “Estamos num processo de aprendizado dos valores demandados pela Câmara que deve ser concluído até o fim do primeiro semestre”, explica o agente administrativo de Compras, Fábio Campos.  Mas a mudança já é sentida em vários outros setores, como por exemplo, as compras de emergência, que tiveram redução da ordem de R$ 50% no comparativo entre os meses de fevereiro e janeiro de 2013.

Ações simples, como a entrega de todas as compras pelos próprios fornecedores também contribuem para essa redução, pois não é preciso gastar gasolina com veículos do Legislativo para esse fim, por exemplo. A vereadora presidente Gracinha (PSD) ressalta que não houve qualquer corte nos serviços prestados, apenas uma reorganização no planejamento, como cotação em vários mercados em busca do menor preço.

Outra medida a ser tomada em breve deve ser a compra de itens não-perecíveis em grande volume com entrega fracionada via processo licitatório. O mesmo deve ser feito com a padronização dos equipamentos de informática, tendo como consequência, a redução dos estoques de suprimentos.

Nesta semana, a presidente Gracinha recebeu Renata Saito e Gilda Nunes, representantes do Observatório Social de Ilhabela, e uma das sugestões apresentadas pela entidade foi justamente a realização de licitação para a aquisição de materiais em grande escala, diminuindo as compras pequenas que no final do ano somam um montante que poderia ter sido realizado via licitação.

Ainda sobre licitação, outra ação da presidente será a redução do número de membros da Comissão Permanente de Licitações da Casa, que passará de cinco para três. Além disso, o pagamento da gratificação extra oferecida aos integrantes será feito apenas nos meses em que a Comissão se reunir para realizar e/ou analisar os processos licitatórios e contratos firmados pela Casa, pois desde a gestão anterior era feito mensalmente.

“As ações podem me acarretar certos adjetivos, mas eu não me importo em ser chamada de pão-duro ou sovina. Isso pra mim é um elogio, pois eu primo pela responsabilidade e bom uso do dinheiro público. Essa é a minha função”, conclui a vereadora presidente Gracinha (PSD).