• Ilhabela, 28 de Março de 2024.
    29/05/2017

Programa Câmara nas Escolas aproxima estudantes dos trabalhos legislativos

Atividade desperta a cidadania nos jovens de Ilhabela

Na manhã desta segunda-feira (29/5) os vereadores de Ilhabela receberam os alunos da Escola Municipal Mércia do Nascimento Dias para mais uma edição do programa “Câmara nas Escolas”. Realizado com o objetivo de aproximar os estudantes da realidade do Legislativo, os parlamentares enfatizaram a importância da responsabilidade não apenas no campo da política, mas para a vida.

Crítico, o grupo formado por alunos do 9º ano do ensino fundamental II, não poupou perguntas e quis saber sobre o início da operação do Aquabus, os ônibus aquáticos que foram adquiridos pelo município; o término do teatro municipal; melhorias para a região do Saco da Capela onde está localizada a instituição de ensino, escola integral, mais segurança para o Norte da Ilha, motivos para a intervenção da polícia na abordagem de jovens menores de idade após às 22h, entre outros relevantes questionamentos respondidos pelos vereadores e pelo prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório (PMDB),  que juntamente com a secretária de Educação, Stella Salinas, participou da primeira etapa da atividade.

O programa foi instituído pela lei 1026/2014, de iniciativa do vereador Luiz Paladino de Araújo, o Luizinho da Ilha (PSB). “Toda vez eu aprendo muito com vocês estudantes e ganho energia, credibilidade e força para seguir meus sonhos. Deste grupo podem sair vereadores, prefeito, deputados e até presidente da república, mas é importante ressaltar que para alcançar seus sonhos é preciso ter responsabilidade, estudar e ouvir os pais e professores”, enfatizou Luizinho da Ilha (PSB).

A gestora da E.M Mércia, Ana Paula Santos, acredita que quanto mais cedo o jovem é inserido na realidade política, melhor será o entendimento dele como cidadão. “É muito relevante mostrar para eles como acontece o trabalho na Casa de Leis. Essa é uma turma muito participativa, que reivindica seus direitos tanto dentro da própria escola, quanto na cidade”, acrescentou.

Na dinâmica, os alunos foram divididos em grupos e sob orientação dos vereadores cada grupo elegeu seus representantes, totalizando nove vereadores mirins. Na sequência, elegeram a mesa diretora e ocuparam suas posições no plenário.

“Sempre que fazemos algo temos que refletir sobre o aprendizado que adquirimos. Esta experiência parece uma brincadeira, mas é coisa séria. Vocês saem daqui com a responsabilidade de estar próximo da sociedade, fiscalizando e nos trazendo as questões do dia a dia do seu bairro, para que nós também possamos cobrar o Executivo”, incentivou o vereador Anísio Oliveira (DEM).

Os apontamentos feitos pelos alunos resultarão em um requerimento que será enviado à Prefeitura de Ilhabela. “Daqui algumas semanas estaremos passando na escola para levar a resposta do requerimento a vocês. É importante que vocês estejam cientes da responsabilidade que tem nas mãos, pois vocês são nosso futuro”, comentou o vereador Marquinhos Guti (DEM).

O comprometimento dos estudantes também foi abordado pela vereadora Maria Salete Magalhães, a Salete Salvanimais (PSB). “Parabéns a vocês pelas perguntas, pelo empenho e preocupação com a cidade. Hoje vocês criaram um vínculo com a escola e terão a responsabilidade de fiscalizar”, completou.

A presidente da Câmara de Ilhabela, vereadora Nanci Zanato (PPS) lembrou do apoio dos pais que juntamente com os professores incentivam seus filhos a participar dessas atividades e se engajar com os projetos da escola.

Também estiveram presente os vereadores Cleison Ataulo Gomes, o Cleison Guarubela (DEM), Gabriel Rocha (SD) e Thiago Santos, o Dr. Thiago (SD).

A próxima edição do programa será na quarta-feira (7/5), às 9h, com os alunos da E.M. Waldemar Belisário.