• Ilhabela, 19 de Abril de 2024.
    13/03/2013

Foto: Leninha Viana/CMI

Vereador discute com Corpo de Bombeiros projeto que cria Fundo de Manutenção

O vereador ilhéu Sampaio Jr (PTdoB) recebeu nesta terça-feira (13/3) a visita do capitão Danilo Godoy, Comandante do Corpo de Bombeiros no Litoral Norte e do 1º Sargento Alexandre Prado, comandante da Base do Corpo de Bombeiros em Ilhabela para discutirem o PL 8/2013, pretende criar o Fubomi (Fundo Municipal de Manutenção do Corpo de Bombeiros) e está em tramitação na Casa de Leis.

A matéria deu entrada na Câmara na sessão Ordinária do dia 14 de fevereiro e está sob análise das Comissões Permanentes, já tendo recebido parecer favorável da Procuradoria Jurídica da Casa e da Comissão de Justiça e Redação. “Convidei os oficiais para uma reunião no meu gabinete a fim de discutirmos o projeto, de saber se está em conformidade com as necessidades da Corporação”, explicou o vereador Sampaio Jr.

O projeto é um pedido do Corpo de Bombeiros à Prefeitura e sua aprovação possibilitará o custeio de despesas como combustíveis e peças de manutenção dos veículos e equipamentos da Corporação, bem como manutenção de equipamentos de veículos e materiais permanentes necessários à execução dos serviços prestados na cidade, além poder ser usado para cobrir despesas com aluguel, compra ou reforma de imóvel para abrigar o Corpo de Bombeiros, entre outros. “A criação do Fundo é importante porque possibilita um planejamento estratégico, auxilia no processo de idealização das ações do Corpo de Bombeiros, visando atender melhor as particularidades do município”, salientou o capitão Danilo Godoy.

O Fundo de Manutenção do Corpo de Bombeiros é uma prática comum nas cidades onde existe o serviço da Corporação, uma vez que a manutenção de toda a estrutura necessária para comportar os Bombeiros acaba onerando o orçamento das cidades, sendo necessário pensar em formas auxiliares de captação de recursos para garantir seu correto funcionamento. Na região, a cidade de Ubatuba já conta com um Fundo de Manutenção. E no Vale do Paraíba pode-se citar a cidade de Taubaté.

O projeto deve passar ainda por outras Comissões Permanentes e só depois ir ao Plenário da Câmara para discussão e votação.