• Ilhabela, 18 de Abril de 2024.
    31/03/2017

Dersa promete abrir contratos de serviço com terceirizadas à Câmara e Prefeitura

Durante reunião na tarde da última quinta-feira (30/3) na Dersa – Desenvolvimento Rodoviário S/A, o presidente da concessionária, Laurence Casagrande, se comprometeu em enviar à presidente da Câmara de Ilhabela, vereadora Nanci Zanato (PPS) os contratos de operação marítima, manutenção naval e abastecimento e arrecadação das empresas que operam o serviço de travessias de balsas no canal de São Sebastião. Os contratos devem ser encaminhados pela Dersa nos próximos dias e serão analisados pelos vereadores.

Após uma longa trajetória de cobranças, promessas e compromissos firmados, mais uma vez os poderes Legislativo e Executivo juntamente com a sociedade civil organizada estiveram na capital em busca de respostas e soluções para os problemas que assolam os usuários do transporte com horas de filas, falhas em embarcações, baixa qualidade do atendimento, entre outros. Representando a Casa de Leis, a presidente Nanci Zanato apoiou as reivindicações do prefeito Márcio Tenório (PMDB) e do presidente da Associação Comercial e Industrial de Ilhabela, Wilson Santos.

Como tentativa de solucionar os transtornos nos horários mais intensos da travessia, o presidente da Dersa sugeriu ao prefeito a restrição do fluxo de veículos que transportam gás e combustível, entre as 16 e 20h, pois para segurança esses caminhões devem viajar sozinhos. Desta maneira a disponibilidade total da embarcação seria destinada aos usuários comuns, principalmente aos estudantes e pessoas que retornam do trabalho.

Entre as melhorias ressaltadas estão as reformas das embarcações FB 20 e FB 30, além de uma padronização de todas as balsas, com troca de motores, bombas, eixos, reversores e lemes, o que garantirá mais agilidade da manutenção em eventuais quebras. Também está no cronograma da Dersa a troca de pontes e passarelas de acesso à travessia. “Entendemos que a população está cansada e existe um desgaste, mas os indicadores de serviço este ano são melhores do que do ano passado e estamos fazendo um esforço para atender a todas essas demandas”, garantiu Laurence Casagrande.

A previsão da concessionária é que entre março e julho deste ano a capacidade operacional das seis balsas seja de 526 veículos por hora, situação melhor do que a oferecida em dezembro de 2016, na alta temporada. A partir de agosto esse número deve subir para 558 veículos/hora e chegará à capacidade de 670 após a segunda quinzena de dezembro.

Mesmo com as projeções apresentadas, a vereadora Nanci (PPS) reforçou que as cobranças devem continuar, pois ninguém está satisfeito com as atuais condições do serviço. "Eles nos mostraram que são uma instituição falida e se o governo do Estado não colocar as mãos na Dersa, Ilhabela estará descalça”, concluiu.

Também participaram da reunião o diretor de Operações, Nilson Baroni e o gerente de Relações Institucionais da Dersa, Ermes Silva.