• Ilhabela, 19 de Abril de 2024.
    28/03/2017

Vereadores se reúnem com prefeito de Ilhabela para tratar de aluguel social e serviço da travessia de balsas

A presidente da Câmara de Ilhabela, Nanci Zanato (PPS), juntamente com os vereadores, recebeu nesta segunda-feira (27/3) em seu gabinete o prefeito da cidade, Márcio Tenório (PMDB) e o secretário de Governo, Osvaldo Julião para discutir assuntos de interesse da população.

Um dos temas abordados foi a proposta de aluguel social. A Prefeitura encaminhou ao Poder Legislativo o projeto de lei que cria um auxílio de caráter temporário concedido às famílias que estejam expostas a riscos sociais com renda global não superior a três salários mínimos, desde que se enquadrem em situações como: interdição da residência em função das condições climáticas; instalações sem projeto aprovado; reurbanização de núcleos sociais e realocações por decisões judiciais.

Os vereadores também foram bastante incisivos no que se refere aos problemas enfrentados no serviço de travessias de balsas entre Ilhabela e São Sebastião. Executivo e Legislativo chegaram ao consenso de que além de continuar cobrando o Governo do Estado, unirão forças para exigir que a Dersa e a empresa terceirizada que presta serviço nesta travessia passem por uma minuciosa auditoria, a fim de identificar a causa de todos os problemas e transtornos que assolam moradores e turistas.

Ainda na área de serviços, a renovação do contrato com a Sabesp mereceu a atenção dos vereadores que reforçaram a importância da coleta e tratamento de esgoto na cidade. O tema será alvo de uma audiência pública no mês de abril, proposta pelo vereador Anisio Oliveira (DEM).

O destino do navio de pesquisa “Prof. W. Besnard” também foi discutido no encontro. Segundo o prefeito Márcio Tenório, a Prefeitura avalia propostas para transformar a embarcação em um museu, o que viabilizaria ainda alguns cursos na área de marinharia. Ano passado a USP decidiu pela alienação do antigo navio oceanográfico para virar recife artificial em Ilhabela. A Prefeitura tinha planos para um naufrágio controlado que ocorreria entre a Ponta da Sela e o Solar Singhita, no sul da Ilha. O assunto também será apresentado em consulta pública.

A presidente do Legislativo, Nanci Zanato (PPS) ressaltou o desejo de um trabalho que seja bom para o município. “Politicamente eu falo uma língua e você outra, mas nosso lema tem que ser Ilhabela, pois queremos ver a cidade crescer”, garantiu.

Buscando o diálogo com o Legislativo, o prefeito agradeceu a recepção. “Queremos estreitar a relação e nos colocar à disposição. Devemos dialogar sempre respeitando os poderes, de forma que tenhamos uma parceria. Obrigada pela acolhida”, completou Márcio Tenório.

Participaram da reunião os vereadores Gabriel Rocha (SD), Marquinhos Guti (DEM), Maria Salete Magalhães, a Salete Salvanimais (PSB), Luiz Paladino de Araújo, o Luizinho da Ilha (PSB), Thiago Santos, o Dr. Thiago (SD), Anisio Oliveira (DEM) e Cleison Guarubela (DEM).