• Ilhabela, 18 de Abril de 2024.
    07/03/2013

Foto: Ronald Kraag/Divulgação

Vereadora apresenta Moção de Apelo para implantação de Centros de Referência da Mulher e do Adolescente em Ilhabela

A vereadora de Ilhabela, Dra. Rita Gomes (PTdoB) teve duas Moções de Apelo aprovadas por unanimidade nas duas últimas sessões Ordinárias da Câmara do arquipélago. A parlamentar, que é formada em medicina, apelou às autoridades competentes (inclusive à presidência da República) pela implantação de Centros de Referência da Mulher e do Adolescente em Ilhabela.

Para justificar a importância da criação de um Centro de Referência da Mulher, Dra. Rita citou as diferenças do gênero, reveladas não somente no comportamento, mas principalmente no físico. “A mulher foi abençoada por Deus com a capacidade de gerar outro ser humano, porém, essa condição também é responsável por doenças que só acometem o sexo feminino como diversos tipos de câncer, entre eles, de mama, do colo do útero, do endométrio, de ovário, além de doenças como TPM, menopausa, diabetes gestacional, entre outros. Além disso, as mulheres são afetadas de forma distinta até mesmo por doenças que acometem ambos os sexos, como por exemplo, a osteoporose”.

Com relação aos adolescentes, a vereadora lembrou no documento submetido à votação no Plenário que “por ser uma fase de muitos conflitos e dúvidas, a adolescência torna o jovem mais vulnerável às drogas, gravidez precoce, doenças sexualmente transmissíveis (DST), entre outros problemas, cabendo não apenas aos pais, mas a toda a sociedade e, também ao poder público, atuar de forma a garantir-lhes condições apropriadas a seu pleno desenvolvimento”.

Na discussão das matérias a parlamentar fez questão de ressaltar que as muitas doenças causadoras da morte de milhares de mulheres no mundo podem ser evitadas com o acolhimento adequado e exames de rotina à disposição. Dra. Rita salientou também que a implantação de um Centro de Referência especializado no atendimento de jovens é uma medida apta não apenas para promover e assegurar o direito garantido pela legislação vigente, mas, principalmente, para transformar a realidade e o futuro dessas pessoas.

A parlamentar foi parabenizada pelos pares e recebeu, além do apoio unânime de votos, assinaturas corroborando a iniciativa. “Juntos somos mais fortes e conseguimos a força necessária para conquistar os objetivos comuns”, destacou a presidente da Casa, vereadora Maria das Graças, Gracinha (PSD). “Ninguém melhor para falar de saúde do que uma médica. Ainda bem que a senhora está aqui”, concluiu a colega Professora Dita (PTB).