Ilhabela, 19 de Abril de 2024.
Centro de Memória Legislativa
Câmara Municipal de Ilhabela - SP
Fatos Curiosos e Históricos
Você sabia?
Antigos vereadores dão nomes à ruas da cidade

Antigos vereadores dão nomes à ruas da cidade

Muitas das ruas de Ilhabela recebem nomes de pessoas, e algumas delas foram denominadas em homenagem aos vereadores que fazem parte da história do município.

Por meio de decreto ou lei, os logradouros levam os nomes de antigos legisladores da cidade. Como a Rua Benedito dos Anjos Sampaio, na Barra Velha, que homenageia o vereador que assumiu cadeira na Câmara a partir do ano de 1936.

A Rua Benedito Cardial Sobrinho na Vila, onde atualmente está situado o prédio da Casa de Leis também faz referência a um legislador.

O antigo vereador Manoel Clementino Barbosa, além de dar nome à rua no bairro Água Branca, também denomina a sala do plenário do Legislativo.

Há também denominação de praça, como a Vereador José Leite dos Passos, na Barra Velha.

O vereador Joaquim Garcia Veiga, de 1809, dá nome à rua no bairro Perequê, além de muitas edilidades que passaram pela Câmara e hoje estão pelas ruas da cidade como forma de homenagem.

São atribuições do Legislativo e também do Executivo iniciar leis para denominar ou alterar a denominação de vias e logradouros públicos, como consta na Lei Orgânica municipal. Na maior parte das vezes, é levado em consideração a relevância que a pessoa têm em relação à cidade.

 

 

 





Fotos anexas a Notícia: (Clique sobre a foto para ampliá-la.)


Rua Benedito Cardeal Sobrinho



Câmara Municipal da Estância Balneária de Ilhabela
Av. Dona Germana, 85 - Centro - Ilhabela - SP - CEP 11630-000
Fone: 12-3896.9600